quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Transporte e Sustentabilidade - Um grande desafio!

Atualmente um dos maiores desafios da engenharia é fazer com que os sistemas de transportes atendam as metas de sustentabilidade. Tarefa difícil no Brasil, país de dimensões continentais e que tem, só de malha rodoviária federal, cerca de 60 mil km. Para se ter uma idéia de como tem crescido a utilização de carros, lembremos que em 1980, quando Governador Valadares tinha 200 mil habitantes, tínhamos 15 mil veículos em nossas ruas. Hoje, com 264 mil pessoas, a cidade tem uma frota licenciada de 80 mil veículos. Uma realidade cada vez mais comum nas cidades brasileiras, onde o número exorbitante de veículos no trânsito gera situações de stress, violência e principalmente de poluição...

E para saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler a matéria "Como alinhar transporte e Sustentabilidade", na página 14 da revista Engenhar!

A matéria foi produzida com o apoio do professor Moacir Ferreira, que é formado em Engenharia Civil, mestre em Sistemas de Gestão, professor de Transporte e Engenharia de Tráfego e Engenheiro de Obras da Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs parceiros